“Ofícios” no Museu Regional da Huíla

Miniatura de apresentação do documentário “ofícios”
Retrato de Ruy Duarte de Carvalho, espólio RDC.

Dia 21 de Novembro, pelas 18h, na cidade do Lubango, Angola, teve lugar uma iniciativa experimental de cinema ao ar livre no Museu Regional da Huíla (MRH), com um programa dedicado às vivências rurais da região. A actividade foi apresentada pela Directora da instituição, Soraia Santos, consistindo na projecção do filme Ofícios

Ofícios (29min, 16mm) é um dos episódios da série documentalPresente Angolano, tempo Mumwila“, uma produção da TPA, 1979, realizada por Ruy Duarte de Carvalho (1941-2010). A apresentação do filme ficou a cargo da antropóloga Inês Ponte, moderando também a conversa após a sua exibição.

Rodado em Junho de 1977 na zona da Chibia, província da Huíla, o filme retrata o saber-fazer de funções especializadas tal como o oficio da oleira, do ferreiro, do kimbanda (curandeiro) e da cabeleireira, em comunidades rurais agro-pastoris Ovamwila no Sudoeste angolano.

O filme está acessível em linha no repositório RDC Virtual, dedicado ao trabalho deste cineasta, também antropólogo e escritor, de origem Portuguesa, que se naturalizou Angolano.

Pode acompanhar as actividades desenvolvidas pelo Museu Regional da Huíla aqui.