Newspaper (articles)

2019

‘Para onde olharam elas — Portugal visto por mulheres fotógrafas estrangeiras’, artigo de Filipa Lowndes Vicente no Ípsilon, separata do jornal Público, sobre o trabalho de mulheres fotógrafas estrangeiras que captaram Portugal entre 1930 e 1975, publicado a 10 de Março de 2019.

“Descobertas”: uma palavra pequena, artigo de Ângela Barreto Xavier no jornal Público sobre os limites da palavra “descobertas” no âmbito do debate sobre o projecto de construção de um “Museu das Descobertas”, publicado a 8 de Maio de 2019.

2018

O movimento #MeToo revelou como as mulheres foram educadas a acomodar o poder masculino em vez de recusar‘, entrevista com Joan Wallach Scott, conduzida por Ana Cristina Santos, Anne Cova e Filipa Lowndes Vicente, publicada no jornal Público de 1 de Julho de 2018.

‘Carta aberta sobre o projecto de um “Museu das Descobertas”‘O GI Impérios do ICS-ULisboa associa-se à iniciativa de mais de oitenta académicos, difundindo abaixo a carta aberta sobre o projecto de um “Museu das Descobertas”, publicada no jornal Expresso de 12 de Abril de 2018.

2017

Vinte anos depois, encontrei uma América mais negra‘, artigo de Filipa Lowndes Vicente no P2, separata do jornal Público, sobre a sua experiência de regresso aos Estados Unidos, publicado a 19 de Março de 2017.

2013

“Rosita” e o império como objecto de desejo‘, artigo de Filipa Lowndes Vicente no Ípsilon, separata do jornal Público, sobre as ligações entre exposições, desejo e colonialismo, publicado a 25 de Agosto de 2013.