Descolonizar os museus: isto na prática…?

A proposta da criação do Museu das Descobertas pela Câmara Municipal de Lisboa trouxe também a Portugal o debate sobre a descolonização dos museus, que tem estado na ordem do dia em vários países do mundo, muito especialmente em países que no passado tiveram colónias e/ou com uma forte ligação à escravatura.

O debate em Portugal foi aceso, o que pode ser considerado um bom sinal. Raramente os museus e o seu papel na sociedade são discutidos publicamente e de forma tão intensa. Entretanto, em Novembro 2018, com o relatório Sarr-Savoy encomendado o Presidente francês Emmanuel Macron, a questão da restituição de objectos, ilegalmente retirados dos seus territórios de origem durante o período colonial, trouxe mais pressão sobre os museus em relação às suas práticas.

A Acesso Cultura gostaria de dar seguimento à reflexão que se iniciou no ano passado. Para isso, convidámos Wayne Modest, sub-director do Tropenmuseum, uma referência no que diz respeito às práticas de descolonização.

À apresentação de Wayne Modest, seguir-se-á um debate com vários convidados, para reflectirmos sobre o caso português. São eles:

António Pinto Ribeiro (a confirmar)
Catarina Simão
Isabel Raposo Magalhães
Joacine Katar Moreira
Judite Primo
Luís Raposo
Mamadou Ba
Paulo Costa

Mais informações e inscrições aqui.