Em busca do corno do unicórnio: Seminário Ciência e Império (cancelado)

Informamos que, por conta do novo plano de contingência do COVID 19 da Universidade de Lisboa, as sessões do ciclo de seminários “Ciência e Império” previstas para os próximos 3 meses estão canceladas. Nesse sentido, as sessões previstas até Junho, relativas aos dias 11 de Março, 22 de Abril e 13 de Maio, ocorrerão em novas datas, ainda por serem agendadas.

 

Bruno Martinho, investigador do Parques de Sintra-Monte da Lua/Palácio Nacional de Sintra, é o próximo convidado do Ciclo de Seminários ‘Ciência e Império’. O seminário intitulado Em busca do corno do unicórnio: consumo de cornos de rinoceronte e produção de conhecimento na Monarquia Hispânica  decorrerá no dia 11 de Março, entre as 12h30 e as 14h30 na Sala 3 do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Resumo da comunicação:

Durante a sua estadia em Lisboa, o embaixador de Filipe II em Portugal, Juan de Borja y Castro, consultou o físico de D. Sebastião a propósito das propriedades médicas de um corno de rinoceronte que acabava de chegar à cidade. Para responder ao pedido, o físico apoiou-se em tudo o que podia alcançar: autores coevos e antigos, relatos escritos de quem havia estado nos territórios do Índico e, mais importante ainda, na análise direta de um elevado número de espécimes a que tinha acesso. A resposta enviada ao embaixador é, por isso, uma síntese do conhecimento europeu da época moderna sobre o benefício dos cornos de rinoceronte para a prática médica. Este acontecimento é o ponto de partida para esta comunicação, que propõe uma reflexão sobre o consumo de objetos não europeus e as suas relações com a produção de conhecimento na Península Ibérica e na Europa do século XVI.