Passados Imaginados: colonialismo, fotografia e arquivos

Este workshop internacional, que se realizará nos dias 4 e 5 de novembro, no ICS-ULisboa, propõe um espaço de reflexão sobre coleções fotográficas do período colonial, enquanto participantes ativos na construção visual do passado. Interessa promover o debate sobre a produção de imagens nas antigas colónias, tanto em contextos institucionais (autoridades civis ou militares, organismos públicos e privados), como em círculos restritos (coleções pessoais vernaculares ou de fotógrafos profissionais).

Décadas após a queda dos impérios europeus, interessa também discutir os movimentos das imagens ao longo do tempo e através do espaço: as trajetórias de coleções entre contextos arquivísticos formais e informais, o esbatimento das fronteiras entre privado e público, a reconfiguração dos sentidos e dos usos da fotografia num período histórico sob intenso escrutínio.

Ao longo dos dois dias de trabalho terão lugar 9 painéis de discussão, um dos quais apoiado pelo projeto Colour of Labour (ERC AdG 695573).

Organização: Maria José Lobo Antunes, Inês Ponte, Filipa Lowndes Vicente (ICS-ULisboa)

Língua de trabalho: Inglês.
Programa disponível aqui.

Evento no Facebook aqui

Entrada livre sujeita a inscrição aqui: bit.ly/imaginedpasts