Verão na ULisboa com história e antropologia

O que é o terreno para a antropologia? Onde trabalha um(a) historiador(a)?

No âmbito do Verão na ULisboa 2018, Joana Fraga, Miguel Dantas da Cruz e Inês Ponte proporcionam duas actividades dirigidas a alunos do secundário (10º-12º ano) para dar a conhecer o que fazem cientistas sociais. A semana programada pelo ICS contempla actividades de investigadores de outras áreas das ciências sociais tal como a sociologia e a psicologia social. As inscrições estão já esgotadas, mas para o ano haverá certamente mais!

Exibição de “Fazer pela vida na estação seca”

Nesta sessão vamos ver um documentário de 35 minutos, passado numa aldeia agro-pastoril de cimo de montanha em Angola. Vamos depois aproveitar para discutir o quotidiano familiar neste contexto rural, as condições para a pesquisa em antropologia na qual o filme foi feito, e “fazer” algo inspirado nele.
Coord. Inês Ponte

Governa o Império Português!

Esta actividade desenvolve-se em duas partes. A primeira parte compreende uma explicação genérica sobre o funcionamento do Império português e as suas principais instituições, durante a qual poderão ver diferentes tipos de documentos da época. Depois, organizar-se-ão diferentes equipas que representam os vários centros de tomada de decisão (como o rei, o vice-rei e o Conselho Ultramarino) e deverão resolver várias questões ligadas com o governo do Império português na época moderna.
Coord. Joana Fraga, com Miguel Dantas da Cruz

Partilhar