“Um Reino e suas Repúblicas no Atlântico”: mesa-redonda

Tem lugar no próximo dia 12 de Fevereiro, às 18 horas, no ICS (sala 3) a Mesa-redonda a propósito do livro “Um Reino e suas Repúblicas no Atlântico: comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola nos séculos XVII e XVIII”, da autoria de João Fragoso e Nuno Gonçalo Monteiro.

Esta mesa-redonda contará com a participação de António Hespanha, Helena Osório, João Fragoso, José Damião Rodrigues, Mafalda Soares da Cunha e Nuno Gonçalo Monteiro.
A obra reúne um conjunto de comunicações políticas entre Portugal, Angola e Brasil, nos séculos XVII e XVIII, e procura desfazer mitos, como o da unidade da ação política nos três territórios e o da subserviência dos espaços colonizados em relação à metrópole. Ao todo, reúne 16 historiadores, portugueses e brasileiros, em 12 artigos, organizados em três partes: a primeira examina a arquitetura institucional da monarquia e a circulação da comunicação; a segunda, discussões sobre o conteúdo da comunicação; e a terceira investiga os agentes e os espaços institucionais de comunicação.
Integram este volume: André Costa, António Castro Nunes, Antonio Jucá de Sampaio, Carla Almeida, Fátima Farrica, Francisco Cosentino, Isabelle Mello, João Fragoso, José Damião Rodrigues, Mafalda Soares da Cunha, Maria Fernanda Bicalho, Miguel Baltazar, Nuno Gonçalo Monteiro, Pedro Cardim, Roberto Guedes Ferreira e Ronald Raminelli.
Mais informações sobre o livro aqui.

 

Partilhar