Agnès Pellerin apresenta o trabalho “A construção musical de um imaginário das colónias no cinema português”, na décima nona sessão dos seminários de pesquisa do grupo LOCUS, dia 10 de Fevereiro, das 14h às 16h (Lisboa), via Zoom: https://videoconf-colibri.zoom
A construção musical de um imaginário das colónias no cinema português
A investigação de Agnès Pelleron, resultante do cruzamento da história cultural e da análise fílmica, analisa os desafios estéticos e sócio-políticos das músicas populares no cinema português. Seu pós-doutoramento diz respeito à construção musical de um imaginário das colónias em ficções e documentários portugueses do período colonial (anteriores a 1975). Como as sequências de música tradicional, os intertítulos, a voz-off, as músicas de acompanhamento, os cenários põem em cena o “encontro colonial”, constroem dicotomias (“civilização”/ “barbarie”; “linguagem”/”animalidade”)? Como funciona o processo de desqualificação das culturas locais, a sua domesticação, a sua espectacularização? O objectivo de sua investigação, nomeadamente nos arquivos da Cinemateca Portuguesa, é destacar as evoluções patentes nestas construções musicais, tendo em conta a ruptura das guerras no início dos anos 1960 e a difusão de uma mensagem “lusotropicalista” da parte do regime. Como a música cristaliza uma ideia de harmonia e de mestiçagem que é suposta mascarar a violência colonial, postulando a “exceção” portuguesa de um colonialismo “brando”? No contexto atual de debates acalorados sobre as memórias coloniais em Portugal, a imaterialidade musical pode permitir sublinhar a historicidade e as ambivalências destas representações.
Agnès Pellerin faz parte do corpo científico da Casa Velázquez, é investigadora visitante no ICS – Universidade de Lisboa e no laboratório ESTCA (Esthétique, Sciences et Technologies du Cinéma et de l’Audiovisuel) – Universidade Paris 8.