O último número da revista Ler História (dezembro de 2022), dedicado à história do Brasil, por ocasião dos 200 anos da sua independência está online.
Este número, dedicado à História do Brasil, conta com um artigo de Isabel Corrêa da Silva, dedicado às dimensões emocional, sexual e de género nas memórias sobre D. Pedro V, incluindo a sua relação conjugal com D. Estefânia.
Virtudes do corpo e da alma: um itinerário crítico pela memória de D. Pedro V
Ao longo de 160 anos, em milhares de páginas que combinam testemunho, investigação, especulação e ficção, a memória do rei D. Pedro V tem vindo a ser construída, num processo que se revela ainda em curso. Neste artigo faz-se um apanhado diacrónico do corpus bibliográfico, com o propósito de analisar as dimensões emocional, sexual e de género que nele estão presentes de forma mais ou menos explícita. Este itinerário é um exercício de história da História. Tendo por objectivos, por um lado, sistematizar criticamente o conjunto documental, tentando sintetizar os respectivos contextos de produção; e, por outro, retirar da síntese elementos que permitam extrapolar para uma análise dos enquadramentos mentais e culturais em que temas como casamento, conjugalidade, sexualidade, masculinidade e feminilidade foram sendo, ao longo do percurso, evocados e debatidos. Assim como dos repertórios emotivos que foram intermediando estas percepções.