No âmbito do Ciclo ‘O Atlântico Ibero-Americano (sécs. XVI-XX). Resistências de uma agenda historiográfica – 2019’ tem lugar no dia 3 de Maio a conferência:
‘Em nome da justiça: encontros e confrontos nas povoações portuguesas na Amazónia, século XVIII’, por Patrícia Melo (Universidade Federal do Amazonas)
Comentadora: Ângela Domingues (Univ. de Lisboa)
17h00 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Sala 5.2 | Entrada livre
Resumo:
Analisando o período do Diretório dos Índios (1757-1798) no Grão-Pará, partiu-se do pressuposto de que os índios aldeados dispunham de um conjunto de mecanismos que, no limite, garantiam acesso às justiças reais. Assim, pretende-se recuperar alguns dos caminhos de recurso ao alcance dos aldeados no Pará para assegurar direitos junto às autoridades coloniais. A ênfase no Diretório destaca as possibilidades abertas a partir da participação dos índios na gestão das povoações, o que teria colocado ao seu alcance modalidades de reivindicação próprias da burocracia colonial. Retomar os caminhos percorridos pelos índios vassalos em busca de Justiça articula-se com a ideia de que, neste processo, eles forjaram suas próprias percepções relativas às noções de direitos e prerrogativas passíveis de reclamação no mundo colonial.
**********************************
Reunindo reputados especialistas internacionais, este programa de conferências logra diversificar pontos-de-vista sobre a temática em análise, integrando tanto abordagens de ordem conceptual e metodológica, como a apresentação de resultados de investigações empíricas. Deste modo, pretende-se contribuir para um melhor conhecimento da história do Atlântico e, em especial, da sua dimensão Ibero-Americana.
Comissão Organizadora
– Isabel Corrêa da Silva (ICS/ULisboa)
– José Damião Rodrigues (FL/ULisboa)
– Mafalda Soares da Cunha (CIDEHUS/UÉ)
– Roberta Stumpf (CHAM)
Mais informações sobre o Ciclo encontram-se aqui