Passados Imaginados: balanço da oficina internacional

A oficina Passados Imaginados: colonialismo, fotografia e arquivos reuniu 23 participantes e uma audiência de cerca de 40 pessoas em dois dias de apresentação de comunicações e de debates estimulantes. O projecto Colour of Labour colaborou na organização da sessão sobre fotografia e trabalho forçado, tendo patrocinado a presença de académicos da Índia e das Maurícias.

As comunicações focaram contextos históricos tão diversos como o colonialismo britânico, italiano, holandês, alemão e português em Angola, Etiópia, Indonésia, Moçambique, Namíbia, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, África do Sul e Tunísia, entre outros. Os debates centraram-se em torno da exibição contemporânea dos vestígios materiais e visuais dos regimes coloniais europeus. Quem tem o direito de possuir e expor arquivos de fotografias coloniais? O que ocultam e o que mostram as fotografias da época colonial? Que limites devem ser observados na exibição de imagens da violência colonial? O que podemos ver quando olhamos para além das aparências?

A oficina Passados Imaginados incluiu também a apresentação de uma versão pop-up da exposição The Painters of the City: North Africa 1880-1920, com a curadoria de William Gallois da Universidade de Exeter, no Reino Unido. As janelas da livraria e da esplanada da cafetaria do ICS foram pintadas com alguns dos padrões que se viam nas paredes dos edifícios de várias cidades do norte de África entre os últimos anos do século XIX e os primeiros anos do século XX.

Agradecemos à nossa colega Mariana Liz, pela preciosa ajuda na recepção aos participantes e pelas fotografias. Agradecemos também a William Gallois pela fotografia do design a ser executado.