“Provas de vida”: ensaio visual sobre fotografia da guerra colonial num arquivo digital

O ensaio visual “Provas de vida: fotografia da guerra colonial num arquivo digital vernáculo” de Maria José Lobo Antunes acaba de ser publicado no e-book Imagens&Arquivos: Fotografia e Filmes, organizado por Teresa Mendes Flores e Soraya Vasconcelos (ICNOVA), e por Sílvio Marcus de Souza Correa (Universidade Federal de Santa Catarina).

Sinopse: Partindo do acervo de mais de 4600 fotos de Angola, Guiné-Bissau e Moçambique do arquivo digital Aveiro e Cultura, este ensaio visual explora a transformação de objetos privados de afeto em objetos de observação pública. Sendo parte de uma pesquisa em curso, o ensaio é indissociável da investigação que o precedeu e que implicou dezenas de conversas com antigos soldados em torno das suas coleções fotográficas; em longas entrevistas, as fotografias foram gatilhos de memória que fizeram disparar relatos antigos, enredando imagem, biografia e história. Neste arquivo digital, pelo contrário, as imagens doadas por 220 ex-soldados foram subtraídas aos seus passados e esvaziadas da carga afetiva que as tornava únicas. Rodeadas de centenas de imagens de outros soldados na mesma guerra, elas mergulham na indistinção dos grandes padrões e dissolvem-se na natureza formulaica das fotografias vernaculares. Através de imagens, legendas e colagens de fotos, o ensaio joga com as dimensões cénicas e curatoriais que moldam o que os antigos soldados quiseram mostrar e o que hoje querem contar das suas experiências na guerra. Que provas fotográficas de vida foram e são usadas pelos soldados para compor retratos visuais da experiência na guerra?

O livro, publicado na coleção em acesso aberto ICNOVA, foi organizado no âmbito do projeto de investigação Photo Impulse

Link para o livro https://colecaoicnova.fcsh.unl.pt/index.php/icnova/issue/view/5

texto de Maria José Lobo Antunes

Imagem em destaque: Arquivo Digital Aveiro e Cultura, fotografia de Raul Mesquita.

Imagem no post: Arquivo Digital Aveiro e Cultura, fotografia de Manuel Marques da Silva.