Registos e Memórias de Timor-Leste no trabalho de arquivo de Max Stahl – Ciclo As Ciências Sociais e o Audiovisual

1 JUN | 15h | Sala Polivalente

Exibição de ensaio audiovisual a partir de materiais de arquivo (​30’), seguida por conversa com Max Stahl (CAMSTL)​ sobre o fundo recentemente albergado pela Universidade de Coimbra, moderada por Susana Matos Viegas (ICS-UL)

Max Stahl, jornalista inglês, é conhecido internacionalmente por ter registado as imagens do massacre  de Santa Cruz em 1991 que tiveram um impacto muito singular no alerta mundial sobre o caso de Timor-Leste. Tem recolhido desde então registos audiovisuais sobre Timor​-Leste​, constituindo hoje um arquivo audiovisual com cerca de 5.000 horas de material. Na condição de curador do seu arquivo, Stahl apresentará trabalho em progresso, um ensaio audiovisual onde integra registos audiovisuais da história da resistência timorense ​numa visita a abrigos das montanhas com veteranos membros da resistência timorense que no local nos falam sobre as estratégias e a vida entre abrigos. Na sessão apresentará também o Centro Audiovisual Max Stahl – Timor Leste (CAMSTL).

O ciclo As Ciências Sociais e o Audiovisual aborda o valor analítico e metodológico das imagens em movimento para o trabalho desenvolvido por cientistas sociais.

Organização: Susana Matos Viegas, Inês Ponte, Mariana Liz, Pedro Figueiredo Neto, Paulo Granjo