Imagens & Arquivos: jornadas de estudo, 30 Julho

A jornada de debates Imagens&Arquivos reúne, a 30 de julho, na NOVA FCSH, um conjunto de investigadores e investigadoras da história e crítica da fotografia e do cinema que trabalham imagens históricas que se encontram em arquivos coloniais. O estatuto destas imagens, os seus contextos e recontextualizações, as possibilidades e dificuldades que se enfrentam na (re)construção da sua história e a especificidade das imagens enquanto media são alguns dos temas em debate.

Cada participante parte de um caso concreto, sejam os filmes da Missão de Antropologia de Timor, as fotografias de corpos “medicalizados” pela Missão Antropobiológica de Angola, ou as fotografias de arquivos pessoais, para reflectir sobre o estatuto singular destas imagens na sua complexa relação com os poderes ou com os contra-poderes, numa perspetiva da cultura visual.

A jornada é organizada pelo historiador Sílvio Marcus de Souza Correa, Professor Visitante Sénior no Exterior (bolsista CAPES) da Universidade Federal de Santa Catarina, e pelo projeto Photo Impulse, do ICNOVA.

Filipa Lowndes Vicente e Inês Ponte marcam presença.

A entrada é livre. Consulte o programa aqui.