Ciclo “O Atlântico Ibero-Americano”

O Atlântico Ibero-Americano (sécs. XVI-XX). Perspectivas Historiográficas Recentes

Em colaboração com CHAM/FCSH-UNL e UAç, o CIDEHUS- UÉ e o CH-FLUL, o GI Impérios co-organiza, através de Isabel Corrêa da Silva (ICS-ULisboa), a 2ª série do 3º ciclo de conferências “O Atlântico Ibero-Americano: Perspectivas Historiográficas recentes”.

Para uma listagem mais abrangente relativa às sessões consulte a página do seminário AQUI.

Apresentação:

A série de conferências O Atlântico Ibero-Americano (sécs. XVI-XX). Perspectivas Historiográficas Recentes resulta da colaboração interuniversitária entre a Universidade de Lisboa (ICS e Centro de História da Faculdade de Letras), a Universidade de Évora (CIDHEUS) e a Universidade Nova de Lisboa (CHAM), procurando optimizar sinergias dos três principais polos académicos onde o espaço Atlântico se distingue como objecto de reflexão privilegiado.

Depois do êxito da 1ª temporada que teve lugar entre 2005 e 2010, resolveu-se promover uma segunda série, a decorrer desde 2015. As intervenções que compõem este ciclo inserem-se em projectos de investigação de carácter bastante diverso, mas têm em comum o reconhecimento da importância do Atlântico como território de investigação historiográfica. Reunindo reputados especialistas internacionais, este programa de conferências integra tanto abordagens de ordem conceptual e metodológica, como a apresentação de resultados de investigações empíricas. Deste modo, pretende-se contribuir para um melhor conhecimento da história do Atlântico e, em especial, da sua dimensão Ibero-Americana.

Organização:

Mafalda Soares da Cunha, José Damião Rodrigues, Roberta Stumpf, Isabel Corrêa da Silva, Graça Almeida Borges