1498: Mais do que a viagem à Índia

No próximo dia 27 de Setembro, com o jornal Público, estará nas bancas o livro 1498: Mais do que a viagem à Índia, da autoria de Ângela Barreto Xavier (ICS-ULisboa) e Nuno Senos (NOVA FCSH).

Esta obra será o 17º volume da coleção Portugal, Uma Retroespectiva, coordenada por Rui Tavares e fruto da colaboração entre o jornal Público e a editora Tinta-da-China, com o apoio da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Sinopse:

“Se há anos de viragem na história da humanidade, 1498 merece estar certamente entre eles. Ano em que uma armada comandada por Vasco da Gama, que tinha partido de Lisboa, completou pela primeira vez uma viagem marítima para a Índia, alterando decisivamente as rotas do comércio global e o rumo das relações entre o Ocidente e o Oriente, 1498 tornou-se canónico da história global. Mas como foi visto 1498 pelas gentes de 1498? Como se chegou a 1498? Que importância teve a chegada à Índia — não para os séculos vindouros — mas para as pessoas da segunda metade do século XV? O que nos diz a arte do reinado de Dom Manuel — chamemos-lhe ou não ‘manuelina’ — sobre a importância relativa da Ásia e da Europa nas preocupações da coroa portuguesa nesse ano e nos seguintes? Essas são as perguntas que motivam este ensaio historiográfico.”