Ana Margarida Sousa Santos em palestra sobre Moçambique para o Seminário de Estudos Pós-Graduados


Ana Margarida Sousa Santos, Durham University e ICS-ULisboa, realiará a palestra intitulada Ciclos de violência: conflito em Cabo Delgado, Moçambique, para o Seminário de Estudos Pós-Graduados de Antropologia, no dia 16 de dezembro, às 14h30.

Resumo: Em Outubro de 2017 um ataque a instituições do estado moçambicano em Mocímboa da Praia, Cabo Delgado, marcou o início de uma insurgência violenta que continua até ao presente. A violência que se vive na província vem na sequência de outras experiências de conflito prolongado. Nesta apresentação revisitaremos narrativas e memórias de um passado violento e discutiremos os desafios e dilemas éticos de fazer pesquisa em contextos de conflito. Argumentando que a violência presente deve ser entendida no contexto de experiências anteriores discutiremos de que forma uma abordagem antropológica pode dar respostas para entender contextos de violência.

Ana Margarida Sousa Santos é professora de antropologia social na Universidade de Durham e investigadora associada no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Tem um doutoramento em antropologia social pela Universidade de Oxford sobre o uso de memórias na construção de narrativas locais de identidade e diferença no norte de Cabo Delgado. A análise tem como foco situações políticas voláteis, e enquadra-se na tradição da antropologia política e histórica, com ênfase em questões de memória e conflito em sociedades contemporâneas. O seu trabalho está publicado em várias revistas internacionais, tais como: Cahiers d’Etudes Africaines, Social Evolution and History, Social Analysis, e Journal of the Royal Anthropological Institute. Neste momento está a desenvolver um projecto de investigação sobre memórias de guerra em Portugal.