Através dos Livros: Sobre o Autoritarismo Brasileiro, comentários de Nuno Gonçalo Monteiro e Isabel Correa e Silva

Através dos Livros, é um espaço de discussão em torno de livros e autores, organizado pela Imprensa de História Contemporânea. A sessão de dia 29de outubro de 2020, às 17h, teve por mote o livro Sobre o Autoritarismo Brasileiro: uma breve história de Cinco Séculos, de Lilia Moritz Schwarcz, conta com comentário de Nuno Gonçalo Monteiro e Isabel Corrêa da Silva. O livro saiu no inicio deste ano.

O evento está disponível na canal do Youtube do IHC.

Sobre o livro:
Uma viagem urgente e esclarecedora pelos subterrâneos da história brasileira. Ao longo de oito capítulos, Lilia Moritz Schwarcz, uma das mais conceituadas historiadoras do Brasil contemporâneo, explora temas tão determinantes quando fraturantes na história do Brasil: o racismo, a desigualdade social, a corrupção, a violência, a escravatura, a intolerância.

Aqui se encontram algumas das raízes do autoritarismo brasileiro, na sua maioria originárias dos tempos coloniais e frequentemente mascaradas por uma mitologia nacional construída ad hoc e que obscurece uma realidade marcada pela lógica da dominação.