Entre 8 e 10 de Abril, tem lugar o Curso livre Cinema: leituras e Contextos
Objetivos gerais
. Introduzir o objeto fílmico enquanto objeto de análise nas Ciências Sociais e Humanidades,
. Explorar as principais ferramentas de literacia audiovisual,
. Explorar caminhos teóricos e perspetivas atuais sobre os contextos de preservação, programação e divulgação do cinema,
. Oferecer a possibilidade de contacto direto com as imagens em movimento em arquivos nacionais e municipais, e discussão com investigadores e profissionais da área da preservação, programação e divulgação do cinema, vídeo e audiovisual.
Destinatários
Estudantes, académicos, arquivistas, profissionais do audiovisual e da área da cultura, jornalistas, professores do ensino básico e secundário, realizadores.
Metodologia
Com a duração de 20 horas, a escola prolonga-se durante 3 dias e divide-se em dois tipos de sessões, articulados entre si: a) sessões de discussão, organizadas por painéis temáticos dinamizados pelas docentes, contando com a presença de oradores convidados; e b) visitas a instituições ligadas à área do cinema, nomeadamente à sua preservação, curadoria e programação.
Programa Detalhado
3 sessões de discussão com oradores convidados, abordando a relação entre “Cinema e Arquivo”, “Cinema e Exibição” e “Cinema e as Ciências Sociais”. Estas sessões contam com apresentações sobre pesquisas académicas, artísticas e questões de método de trabalho e de acesso ao arquivo; o trabalho institucional de curadoria, do cineclubismo e a programação de festivais de cinema; e a investigação sobre o audiovisual na história, antropologia e sociologia.
Em estreita relação com os debates, realizam-se visitas a 3 organismos ligados à preservação, curadoria e programação cinematográfica: Cinemateca Portuguesa, Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM-CP), e Videoteca de Lisboa.
Vagas limitadas (20 inscrições). Inscrições até dia 3 de Abril
Mais informações sobre a inscrição em https://www.ics.ulisboa.pt/temas-e-problemas/cinema-leituras-e-contextos
Evento no Facebook
Coordenação de Inês Ponte (GI Impérios, Colonialismo e Sociedades Pós-Coloniais) e de Mariana Liz (GI Ambiente, Território e Sociedade)
Conta também com a participação de Nuno Domingos, investigador do GI Impérios, Colonialismo e Sociedades Pós-Coloniais.