“Nothing lasts forever but some things burn for ages”: ensaio visual de Daniel Barroca

O ensaio visual “Nothing lasts forever but some things burn for ages (2020)” de Daniel Barroca, investigador doutorando do GI Impérios, acaba de ser publicado no e-book Imagens&Arquivos: Fotografia e Filmes, organizado por Teresa Mendes Flores e Soraya Vasconcelos (ICNOVA), e por Sílvio Marcus de Souza Correa (Universidade Federal de Santa Catarina).

Sinopse: Durante a Guerra Colonial Portuguesa na Guiné existiu uma inusitada economia paralela na qual eram produzidas e transacionadas imagens fotográficas à margem do controlo das autoridades (tanto do exército como da polícia política) que tanto representavam a convivialidade alcoolizada entre camaradas de armas como cenas de guerra brutalmente violentas. Apesar da pequena escala da produção e da má qualidade das impressões, feitas em laboratórios improvisados, muitas dessas imagens atravessaram paisagens e gerações. Algumas, para não dizer imensas, existem ainda em pequenas coleções, álbuns, acervos familiares, blogs e páginas de facebook, em variados estados de conservação e envoltas em diversas camadas de narrativas que tanto podem ser simplistas como criativamente rocambolescas. Nos últimos tempos muitas dessas imagens têm adquirido novas visibilidades quer através da produção de artistas, escritores, cineastas e académicos, quer através de processos de transferência inter-geracional que inevitavelmente as reenquadram no espaço social. Este ensaio visual foi feito a partir de documentação etnográfica que nos últimos anos tenho vindo a reunir para a minha investigação em antropologia das imagens. Essa investigação parte da pequena coleção fotográfica que o meu pai trouxe da Guiné depois de passar dois anos na guerra, 1972-74, e estende-se a outros homens com quem se cruzou durante esse período. Este ensaio foi feito com material de alguns desses arquivos informais e deve-se à amável generosidade dos seus proprietários.

O livro, publicado na coleção em acesso aberto ICNOVA, foi organizado no âmbito do projeto de investigação Photo Impulse

Link para o livro https://colecaoicnova.fcsh.unl.pt/index.php/icnova/issue/view/5

Citação completa: Barroca, Daniel (2021): “Nothing lasts forever but some things burn for ages” in Flores, Teresa Mendes e Vasconcelos, Soraya e Correa, Sílvio Marcus de Souza – Imagens&Arquivos: Fotografia e Filmes. ICNOVA, 2021.

Texto de Maria José Lobo Antunes