Mostra de Cinema e Antropologia: Itinerâncias – Congresso da APA

O IX Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, Itinerâncias, acolhe mais uma vez a Mostra de Antropologia e Cinema, uma iniciativa que procura, desde a sua primeira edição, abrir o debate a formas e narrativas que contribuam para solidificar a relação entre a prática cinematográfica e as discussões teóricas da disciplina.

A edição deste ano apresenta um programa dividido em três sessões nos dias 15, 16, e 17 de julho, que decorre integrado no programa científico. Pretendemos, nestas sessões, ver e discutir em conjunto trabalho cinematográfico desenvolvido em Portugal que possa ser colocado em diálogo com a Antropologia, mostrando e pensando sobre distintas formas de fazer etnografía.

Na primeira sessão, convidamos a Ao Norte, Associação de Produção e Animação Audiovisual, com sede em Viana do Castelo, para mostrar e discutir o trabalho que este colectivo tem realizado desde 1994 nas áreas da divulgação de cinema, produção de documentários e formação. Na segunda e terceira sessões convidamos ao visionamento de duas longas metragens de autor que oferecem distintos olhares e formas de fazer, aliadas cada qual a uma sensibilidade etnográfica e uma curiosidade que acreditamos ser, intuitivamente, antropológica. Estes filmes vão-nos permitir pensar em conjunto sobre o que é hoje, afinal, o filme etnográfico, o gesto etnográfico, e o cinema para a antropologia?

Inês Ponte, Amaya Sumpsi e Teresa Fradique, curadoras da edição.

Para mais informação, incluindo programa detalhado, veja aqui: https://apa2025.eventqualia.net/pt/inicio/filmes/