Narrativa Gráfica nas Ciências Sociais
Oficina presencial ‘Narrativa Gráfica para as Ciências Sociais’
12 de janeiro de 2026 (módulo I: 11h-12h30 / módulo II: 14h-17h)
A oficina propõe explorar o potencial da narrativa gráfica como ferramenta metodológica e comunicativa nas Ciências Sociais. Combinando um módulo teórico e um módulo prático, integra a análise de obras de banda desenhada latino-americana e europeia com abordagens ligadas à memória individual e coletiva, articulando conceitos fundamentais da linguagem visual com a experimentação criativa. Os participantes serão convidados a desenvolver um relato gráfico em torno da memória, da documentação social, da autorreflexão ou da ficção especulativa, descobrindo as possibilidades da ilustração e da narrativa gráfica na produção e difusão do conhecimento científico. Não é necessária experiência prévia em desenho.
Biografia:
Júlia Barata – Arquiteta e autora de banda desenhada portuguesa, reside atualmente em Buenos Aires. Autora das novelas gráficas Família (Chili com Carne), Quotidiano de luxo (Tigre de Papel), 2 histórias de amor (Douda Correria), Gravidez (Tigre de Papel). Ilustra livros e revistas e participa em exposições. Faz animação experimental, entre as quais Tindergraf (prémio Novíssimos IndieLisboa 2022, Melhor Animação Nacional PortoFemme 2023). Foi bolseira da Formação em Memória e Direitos Humanos Fondo Nacional das Artes/ CCMemoria H. Conti 2021/2022 (Arg). Dá aulas de Banda desenhada e Clínica de projeto gráfico desde 2018, em diferentes espaços e instituições como o Instituto Camões em Buenos Aires, entre outros.
Organizado por Jussara Rowland e Inês Ponte, através do Arquivo de História Social do ICS-ULisboa, com apoio do Grupo de Investigação Impérios, Colonialismo e Sociedades Pós-Coloniais do ICS-ULisboa.
