No dia 29 Outubro 2018, entre as 11h00 e as 12h30, terá lugar no Instituto de Ciências Sociais – ULisboa (sala 1) o seminário “O Cemitério dos elefantes e o imaginário (pós-)colonial na banda desenhada” com Sílvio Marcus de Souza Correa, professor associado do Departamento de História, Universidade Federal de Santa Catarina.
Desde os meados do século XIX, a literatura viática contribuiu para a invenção do cemitério dos elefantes, ou seja, uma inesgotável fonte de marfim algures. Uma vez em curso a chamada “Partilha da África”, a fantasia em torno desse manancial sepulcral de marfim não foi mitigada pela realidade colonial. Ao contrário, desde o segundo quartel do século XX, uma África fantasmagórica se revestiu de imagens múltiplas, nomeadamente nos filmes do cinema colonial e em bandas desenhadas. Esta apresentação aborda a produção e a circulação de algumas imagens do propalado cemitério dos elefantes no Ocidente entre 1915 e 2015.
Organização: ICS Research Group EMPIRES, COLONIALISM AND POST-COLONIAL SOCIETIES
Projeto: Império colonial português e a cultura popular urbana: visões comparativas da metrópole e das colónias (1945-1974) PTDC/CPC-CMP/2661/