O GI Impérios convida para a palestra de Eric Morier-Genoud (Queen`s University Belfast), intitulada “Sobre origens do Jihad em Cabo Delgado. História e política do Islão em Moçambique″, que acontecerá no dia 25 de janeiro de 2024, entre 14h e 15h30, na sala Polivalente, no ICS-ULisboa.
A palestra de Eric Morier-Genoud estará centrada no seu mais recente livro “Towards Jihads. Muslims and Politics in contemporary Mozambique”. A apresentação focará, primeiramente, no contexto de produção da publicação. Em seguida, analisará a história da insurreição jihadista em Moçambique, suas origens e dinâmicas. E, por último, tentará complexificar o nosso entendimento sobre as ações não-militares que o governo moçambicano desempenha em relação a esta mesma insurreição.
Eric Morier-Genoud é professor de História na Queen’s University Belfast. Publicou vários livros sobre Moçambique e África do Sul, focando sobre história, política, religião e guerra. Os seus mais recentes livros são sobre a história da Igreja católica em Moçambique no século XX, e uma edição crítica do diário do médico suíço do Ngunguhane enquanto na capital do império de Gaza (até a sua conquista). Suas pesquisas mais recentes versam sobre missionários irlandeses e sobre a insurreição jihadista no norte de Moçambique.