De traficante a cativo: resgate e escravatura no Atlântico e Mediterrâneo, séc. XVIII

No dia 8 de julho, terá lugar no ICS-ULisboa uma palestra com Mariana P. Candido e Yacine Daddi Addoun (Emory University & Center for Research and Studies on Ibadism) sobre o tema An enslaver enslaved: slave trade and enslavement in the Atlantic and Mediterranean world, 18th century.

O estudo em foco analisa a experiência de vida de um comerciante de escravos português capturado por forças Otomanas nos meados do século XVIII. Utiliza casos individuais para explorar a centralidade da escravatura e do comércio de escravos nos impérios portugueses e otomano. Envolvendo-nos com os estudos sobre escravatura, império e género, examinaremos este caso único e a sua articulação com a classificação racial e religiosa no século XVIII.

O evento, que terá lugar pelas 14h na Sala 3 do ICS-ULisboa, é organizado pelo Grupo de Investigação Impérios, Colonialismo e Sociedades Pós-Coloniais, em colaboração com os projetos de investigação African experiences of assimilation in Mozambique: Histories and Memories (1910 – 2010) e This has a name: The politics of subject constitution in Central Angola from 1850 to the present.