Investigadora:
Cristina Sá Valentim
Financiamento:
Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual (CEEC/IND), 4ª Edição, financiado por fundos nacionais através da Fundação da Ciência e da Tecnologia (FCT)
Ref. 2021.01457.CEECIND/CP1696/CT0010.
Resumo:
Este projeto é uma pesquisa interdisciplinar que articula a antropologia social-cultural, a história, os estudos pós-coloniais, as artes audiovisuais e a etnomusicologia. O objeto da pesquisa são coleções sonoras e musicais angolanas produzidas durante o colonialismo português tardio em territórios rurais de Angola, tratando-se de um património ainda não estudado e divulgado. Através de pesquisa em arquivo, em história oral e de trabalho de terreno etnográfico e colaborativo, este projeto visa responder, sobretudo, à necessidade de incluir as diversas vozes, memórias e conhecimentos de angolanos sobre estas coleções que foram produzidas em contextos coloniais de relações de poder profundamente desiguais, baseando-se em metodologias de investigação descoloniais que visam contribuir para um sentido de justiça cognitiva e de reparação histórica.
Palavras-chave: Patrimónios; Arquivos Coloniais Sonoros; Memórias; Música Tradicional e Oratura Angolana; Territórios rurais angolanos; Colonialismo Português Tardio; Reparação Histórica.
Imagem: CSV, 2023