KNOWLEDGE AND VISION Photography within the Portuguese colonial archive and museum (1850-1950)

Investigador Responsável: Filipa Lowndes Vicente
Financiamento: FCT, Fundação para a Ciência e Tecnologia (Referência PTDC/HIS-HIS/112198/2009)

Website

Este projecto assumiu uma perspectiva histórica ainda que tenha beneficiado de uma abordagem interdisciplinar. Para além dos nossos interesses em geografias coloniais distintas, tratámos problemas comuns: compreender a fotografia enquanto objecto (e não apenas como uma superfície que mostra outros objectos), e inseri-la numa cultura discursiva, material e textual. Para lá da sua novidade técnica enquanto dispositivo de representação, a fotografia afirmou-se como uma transformação cultural, imersa na criação de novas relações sociais, políticas e culturais.
A fotografia – as suas histórias, permutas, reproduções e usos – no contexto colonial português foi, assim, o tema principal deste projecto. A equipa interdisciplinar de investigação – constituída por alguns investigadores com um trabalho sólido e pioneiro, e por outros com incursões mais recentes no assunto, mas igualmente motivados – tem como desafio incorporar um objecto negligenciado como a fotografia nos caminhos historiográficos recentes do colonialismo. A novidade e originalidade do projecto esteve tanto no modo como uniu investigadores, arquivistas e bibliotecários e trabalho, teórico e prático, até agora fragmentado; como na forma em que se propõe explorar materiais muito ricos – as colecções de fotografias produzidas no contexto colonial português que existem nos arquivos, bibliotecas e museus nacionais – inscrevendo-os nos debates críticos com que a historiografia internacional tem abordado o assunto.

IMAGEM: Companhia de Diamantes de Angola. Andrada – “Mulheres de trabalhadores contratados, regressando de uma distribuição, feita pela Secção de Propaganda e Assistência à Mão de Obra Indígena, da Companhia (SPAMOI)”. Sem data. Colecção particular.