Fotografia, Cinema e Etnografia: Seminário Cultura, Ciência e Política sec. XX

No âmbito do VII Seminário Cultura, Ciência e Política em Portugal no Século XX”, Inês Ponte e Catarina Laranjeiro abordam “Fotografia, Cinema e Etnografia”.

A sessão decorre 30 de Maio, entre as 18h-19h30, e tem lugar na NOVA FCSH, Edifício I&D, Sala 6. Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa

O seminário visa debater as relações entre intelectuais, cientistas e artistas, por um lado, e o poder político, por outro. Mais especificamente, visa explorar a forma como, ao longo do século XX, ciência e cultura, designadamente as artes, foram fazendo parte do arsenal de estratégias governativas ao dispor do poder político para adestrar e conduzir as condutas de indivíduos e da população em geral. O seminário procura ainda explorar a forma como a mesma relação teve tradução nos produtos simbólicos oriundos de cada um desses domínios e nos itinerários sociais e políticos de artistas, cientistas e intelectuais. Paralelamente, interessa-nos ainda olhar para o próprio Estado (e para o seu crescimento) enquanto resultado (parcial) e veículo de determinadas ambições políticas e corporativas (profissionais) da parte dos mesmos. Finalmente, a um nível historiográfico, importa confrontar a opção reiterada por histórias da cultura e história da ciência separadas e testar a possibilidade e a utilidade de optar por uma história político-intelectual integrada.

O seminário é organizado em conjunto pelo Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudo em Música e Dança da Universidade Nova de Lisboa, pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa e pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra.

Mais detalhes sobre a iniciativa aqui.