Grandiosos batuques: tensões, arranjos e experiências coloniais em Moçambique

Grandiosos batuques: tensões, arranjos e experiências coloniais em Moçambique (1890-1940), publicado pela Imprensa de História Contemporânea, é o novo livro de Matheus Serva Pereira (ICS-ULisboa).

O “batuque” possui uma história múltipla.  Aquilo que o linguajar português chamou de batuques, no final do século XIX e nas quatro primeiras décadas do século XX, realizados pelos habitantes do Sul do que hoje é o país independente de Moçambique,  guiaram a escrita do livro. Os batuques em si, os momentos em que foram realizados, para quem ocorriam, onde ocorreram, as interpretações e representações, podem ser entendidos como um lugar de tensão existente nas situações coloniais. Como janela privilegiada para enxergar aquela sociedade, sua polifonia permitiu ao investigador Matheus Serva Pereira ir para determinados lugares, explorar questões e analisar experiências. O que emerge desse exercício é um mundo para além dos binômios colonizado e colonizador, bem como da ação daqueles sujeitos subordinados a dominação colonial enquanto limitados entre as opções de subversão ou colaboração ao sistema.

A versão impressa do livro está disponível na Feira do Livro de Lisboa, no stand da livraria Tigre de Papel.  Em breve sua versão digital poderá ser descarregada gratuitamente no site da editora.

Mais informações aqui.