Independência: sessão de cinema no Museu do Aljube a 28 jan

 

Independência (105’), Fradique, 2015

✓  28 de janeiro, 15h30 

Depois de mais de 40 anos, este documentário procura revelar e encontrar o passado em mapas, fotos, documentos, jornais, cartas e, acima de tudo, em memórias ainda vivas. O seu ponto de vista é o da geração que participou na luta de libertação de Angola, e que partilha connosco as suas memórias. Com os pés bem assentes no presente, este filme de produção angolana olha para trás e pergunta-se “Que memória resta da nossa luta?”

+ info: https://geracao-80.com/independencia

trailer: https://vimeo.com/independenciafilme/trailer

Entrada livre. Reserva de lugar para inscricoes@museudoaljube.pt

No âmbito da exposição A Guerra Guardada: fotografia de soldados portugueses em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique (1961-74), programamos duas sessões de um ciclo de cinema no Museu do Aljube. As sessões propõem um breve panorama da multiplicidade de abordagens cinematográficas à guerra colonial portuguesa. A primeira é um documentário de produção angolana que dá acesso a memórias de quem em Angola esteve do outro lado da guerra que a exposição Guerra Guardada aborda.

 

Exposição no Museu do Aljube Resistência e Liberdade . Piso 4

13 janeiro a 20 de março 2022 

A Guerra Guardada explora coleções pessoais de homens que em tempos foram soldados. A maioria foi recolhida através de entrevistas presenciais no quadro de uma investigação etnográfica em curso no ICS-ULisboa. As restantes estão publicadas em diversos sítios e arquivos da internet. Dispersas um pouco por todo o país, retratam um tempo e um espaço distantes, e mostram uma guerra vivida mas também imaginada. Banais ou extraordinárias, revelam os muitos mundos de uma guerra longa e anacrónica que foi mandada combater pela ditadura. Que possam provocar diálogos em democracia.

Para aprofundar esses diálogos, associamos ao longo destes dois meses uma programação que inclui uma versão abreviada de um espetáculo de teatro, duas sessões de cinema integradas num ciclo mais vasto, e dinamizamos conversas com convidados. Estas atividades estão sujeitas aos constrangimentos da pandemia COVID-19.

Maria José Lobo Antunes e Inês Ponte

Curadoras

A Guerra Guardada inclui a possibilidade de ouvir algumas histórias por detrás das fotografias, através de QR codes. Sugerimos que leve o seu smartphone e auriculares quando a visitar, para garantir que desfruta em segurança desses conteúdos da exposição. 

Mais info sobre a restante programação: https://gi-imperios.org/blog/pt/a-guerra-guardada-exposicao/

Museu do Aljube Resistência e Liberdade: https://www.museudoaljube.pt/expo/a-guerra-guardada/