Ângela Barreto Xavier (ICS-UL) apresentou a conferência intitulada “La presencia política portuguesa en Asia”, na Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación da Universidad Nacional de La Plata, na Argentina. Esta apresentação insere-se no âmbito da “Cátedra Historia Sociocultural del mundo luso-brasileño I y II” e do “Programa Interinstitucional del Mundo Atlántico en la Modernidad Temprana”, com o objetivo de promover o diálogo e o intercâmbio de conhecimentos sobre o Império Português junto de estudantes de licenciatura e pós-graduação na Argentina. A apresentação teve no passado dia 24 de agosto, no Edificio C, sala 333.
Esta conferência faz parte do programa de atividade desenvolvido por vários membros do Grupo de Investigação Impérios, Colonialismo e Sociedades Pós-Coloniais do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, que se encontrem em missão na Universidad Nacional de La Plata, na Argentina. Durante cerca de 30 dias, estes investigadores participarão em várias atividades na Argentina, Uruguai e Brasil, em estreita articulação com a comunidade académica local.
Participam nas atividades Ângela Barreto Xavier (ICS-UL), Isabel Corrêa da Silva (ICS-UL), Joana Fraga (ICS-UL), Kevin Carreira Soares (PIUDHist/ICS-UL), e Nuno Gonçalo Monteiro (ICS-UL).
Esta missão tem lugar no âmbito do projeto Rebellion and Resistance in the Iberian Empires, 16th-19th centuries conta com financiamento da União Europeia, através do Horizon 2020 research and innovation programme under the Marie Skłodowska-Curie Grant Agreement No 778076. A equipa do ICS é liderada por Ângela Barreto Xavier (ICS-UL).