Representações e resistências negras nas telenovelas, no cinema e no teatro brasileiro (1950-2000)

As part of the Seminar of Postgraduate Studies in History of the Institute of Social Sciences of the University of Lisbon, Júlio Cláudio da Silva (UEA / PPGH-UFAM), will be presenting the conference entitled: Representações e resistências negras nas telenovelas, no cinema e no teatro brasileiro (1950-2000), on Octobre 13th 2023, from 14:30 until 17:00.

This seminar is being held in partnership with the project “African experiences of assimilation in Mozambique: histories and memories (1910 – 2010)” (2021.01651.CEECIND/CP1696/CT0008). In addition to the conference, this session will include the screening of the film “A negação do Brasil“, which will precede the speaker’s intervention.

Biography of Júlio Cláudio da Silva: Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Desde 2013 é professor da Universidade do Estado do Amazonas e, desde 2018, professor do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Amazonas. Tem vasta experiência no estudo das relações de gênero e dos movimentos negros no Brasil, sobretudo por meio do emprego da metodologia da História Oral e do debate ao redor das questões da memória e do direito ao arquivo. É autor de diversas obras, em destaque dos livros: Uma estrela negra no teatro brasileiro: relações raciais e de gênero nas memórias de Ruth de Souza (1945-1952). Manaus: Editora da Universidade do Estado do Amazonas, 2015; e Entre Mira, Serafina, Rosa e Tia Neguita: a trajetória e o protagonismo de Léa Garcia. Manaus: Editora da Universidade do Estado do Amazonas, 2023.

Synopses of the movie “A negação do Brasil”: O filme “A negação do Brasil” analisa a representação negra nas telenovelas brasileiras entre os anos 1960 e 2000. A obra discute como o contingente populacional negro é sub representado e/ou subalternizado na teledramaturgia veiculada na televisão brasileira. Resultado da tese de doutoramento em Ciências da Comunicação de Joel Zito Araújo, o cineasta nos apresenta como estas produções audiovisuais brasileiras construíram a imagem de um país por meio da negação ou da ocultação de um país multirracial, ao mesmo tempo em que produz e reforça um determinado estereótipo sobre a população negra brasileira. Uma parte importante do material do documentário foi recolhido a partir dos testemunhos das atrizes negras no exercício de seus ofícios ao longo da segunda metade do século XX. O cotejo das fontes orais, das entrevistas concedidas à periódicos, das matérias jornalísticas publicadas na imprensa sobre as obras nas quais atuaram e seus próprios desempenhos profissionais, entre as décadas de 1940 e 1970, revelam quão desafiador foram as experiências de algumas das atrizes de teatro, cinema e televisão mais importantes do país. Refiro-me as atrizes negras Ruth de Souza, Léa Garcia e Zezé Motta. Nesse sentido, minha intervenção no cine-debate proposto pelo Seminário de Estudos Pós-graduados em História (SEPGHist), em parceria com o projeto African experiences of assimilation in Mozambique, tem como intuito aprofundar questões referentes aos estudos que tenho realizado a partir das experiências dessas artistas, procurando compreender seus protagonismos e estratégias de resistências as interseccionalidades estruturantes da sociedade brasileira. Outrossim, pretendo problematizar como as pesquisas sobre as memórias públicas das trajetórias profissionais das atrizes negras parecem ser uma possibilidade inovadora de investigação no campo dos estudos do Pós-Abolição e da história republicana brasileira do século XX, indicando um importante aspecto de direito a preservação da memória negra no Brasil.”

The Postgraduate Studies Seminar in History is organized by Renato Pistola (ICS-ULisbon) and Joana Fraga (ICS-ULisbon)