Filipa Lowndes Vicente (ICS-ULisboa) publicou o artigo ‘A cidade colonial à beira-Tejo’ no âmbito do projeto ‘ReMapping Memories Lisboa – Hamburg: Lugares de Memória (Pós)Coloniais’, do Goethe-Institut Portugal. O artigo está disponível online.
Resumo:
“Num mesmo espaço, todos os tempos. Uma história do Portugal colonial exposta num bairro-museu sem as legendas que sugiram aos seus visitantes uma determinada forma de olhar. As narrativas possíveis são múltiplas, mas dependem mais de quem observa do que de quem coordena, dirige, concebe as diferentes secções ou edifícios deste museu de rua. Uns visitantes caminharão por ali como se deambulassem pela Exposição do Mundo Português, outros descolonizarão com o seu olhar aquilo que observam.”
Sobre o projeto ‘ReMapping Memories Lisboa – Hamburg: Lugares de Memória (Pós)Coloniais’:
“ReMapping Memories Lisboa – Hamburg: Lugares de Memória (Pós)Coloniais é um projeto plurianual do Goethe-Institut Portugal, que dedica a sua atenção ao modo como o colonialismo e a resistência anticolonial — expressos nos seus vestígios em pedra e no “mapa mental” legado às populações — surgem concretizados no espaço público das cidades portuárias de Hamburgo e Lisboa.”
Mais informações sobre o projeto aqui.
Fotografia de Rui Sérgio Afonso, 2021.